Exposição fotográfica atrai moradores do bairro

No ultimo domingo (11/09), o CPDoc São Miguel apresentou a exposição de fotografia antigas Um Olhar sobre São Miguel, no mercado municipal de São Miguel, durante a realização da Festa Brasileira. O evento fez parte da programação dos festejos de aniversário do bairro que comemorou 389 anos de fundação.

O evento contou com a presença de lideranças politicas, entidades e associações comunitárias da região que trouxeram os seus produtos para venda aos participantes da festa. O CPDoc teve uma barraca que além de exibir as fotos antigas, colheu depoimentos dos moradores sobre as transformações que ocorreram ao longo dos anos.



A manifestação de orgulho em morar no bairro estão presentes nos depoimentos e no reconhecimento de muitas coisas mudaram nos últimos anos, como a ampliação do comércio local e o restauro da capela de São Miguel, destacada pelos depoentes como os principais fatores de orgulho, por outro lado, citaram os desafios que precisam ser superados, como a questão da segurança e do meio ambiente para a melhoria da qualidade de vida.


Ao anoitecer foram apresentadas as fotos antigas do bairro que reuniu um grupo seleto de moradores que conversaram sobre cada imagem apresentada, compartilhando as suas opiniões e informações sobre os fatos que marcaram as suas vidas. Um momento de grande emoção foi quando o Sr. Osvaldo Pires de Holanda, conversou com o grupo sobre o movimento popular autonomista que pleiteava a emancipação do bairro para se transformar em município na década de 1960.



O movimento popular autonomista, conhecido como MPA, realizou diversas reuniões como os moradores, nas principais praças e espaços públicos, buscando despertar na população a época, a vantagens em ser um munícipio que possibilitaria sanear vários problemas estruturais, como saneamento básico, escolas, creches e outros, uma vez que o bairro se encontrava abandonado pelo poder público.



Segundo o Sr Osvaldo, "Por muito pouco o bairro não virou município, a força do Janismo foi muito maior naquela época e impediu a aprovação do plesbiscito" conclui. Essas e outras histórias foram compartilhada como os moradores que afinal aplaudiram o Sr. Osvaldo, reconhecendo a sua participação na história do bairro.



A exposição de fotos antigas pode trazer de volta aos participantes a recordações de uma época em que muita coisas eram mais simples, com menos violências e de maior vida social no bairro, relembrando as festas religiosas, uma das características marcante do bairro, o uso das praças, o comércio formado de pequenas vendinhas, a vida que seguia em outra velocidade e as dificuldades que eram superadas com o esforço e perseverança em dias melhores.
Veja mais fotos no nosso álbum, clicando aqui 

Seja o primeiro a comentar

CPDOC São Miguel Paulista

Rua Mário Dallari, 170 Jd. São Vicente
CEP 08021-580 São Miguel Paulista SP - São Paulo - SP
Telefone (11) 2297 - 5969 - ramal 25

Fundação Tide Setubal

Rua Jerônimo da Veiga, 164 - 13° andar
CEP 04536-000 Itaim Bibi - São Paulo - SP
Telefax (11) 3168 3655
E-mail -
fundacao@ftas.org.br

CDC Tide Setubal

Rua Mário Dallari, 170 Jd. São Vicente
CEP 08021-580 São Miguel Paulista SP - São Paulo - SP
Telefone (11) 2297 - 5969

Creative Commons

Creative Commons License

O conteúdo deste blog está sob a licença: Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 2.5 Brasil License.

  © CPDOC São Miguel Paulista.

TOPO